terça-feira, 12 de abril de 2011

UM BARCO REMENDA O MAR


O título já é um poema.
A capa outro.
O Livro: "Um barco remenda o mar", cujo subtítulo é "Dez poetas chineses
contemporâneos".
Mais que um belo trabalho, um trabalho necessário.
O melhor da China milenar sempre foi sua cultura milenar.
Eis uma boa ocasião de entrar em contato com ela.


                      DEVOLVAM-ME

Devolvam-me
Devolvam-me aquela porta sem fechadura
Mesmo que já não ligue a nenhum quarto, devolvam-me
Devolvam-me o galo que me acordava todas as manhãs
Mesmo que tenha sido devorado, devolvam-me os ossos
Devolvam-me o canto do pastor que soava na encosta da
                                         montanha
Mesmo que tenha sido gravado em cassete, devolvam-me
                                         a flauta
Devolvam-me o espaço do sexo
Mesmo que tenha sido poluído, quero o direito à proteção
                                        do ambiente
Devolvam-me a boa relação com os meus irmãos e as
                                        minhas irmãs
Mesmo que só tenha meio ano de vida, devolvam-me
Devolvam-me todo o globo
Mesmo que tenha sido dividido
em mil países
        em cem milhões de aldeias
               ainda o quero, muito.


                             Yan Li
                             (1986)

Nenhum comentário:

Postar um comentário